quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Os "vilões" da combustão

Desde a Revolução Industrial, a humanidade tem liberado para a atmosfera grandes quantidades de dióxido de carbono por meio do consumo de combustíveis fósseis, tais como o carvão, o petróleo e seu derivados e o gás natural. Além dos combustíveis fósseis, e particularmente no Brasil, as queimadas de florestas e outras vegetações contribuem para aumentar ainda mais as emissões de dióxido de carbono.










Qual o significado de tudo isso ?

O sol é a fonte de todos os fenômenos que ocorrem na atmosfera, na superfícei da Terra e no solo. A camada de ar que envolve nosso planeta, a atmosfer, permite a passagem da radiação solar e absorve grandeparte do calor emitido pela Terra. Esse relacionamento entre a Terra e alguns gases, presentes no ar, é chamado efeito estufa. O nome é esse porque o controle da temperatura da superfície da Terra é feito de forma análoga à de uma estufa para plantas.



No nosso planeta, uma camada de gases retém parte da energia que a terra recebe do sol e esse processo garante a manutenção da temperatura da superfície em condições adequadas à conservação da vida.
Se a Terra não fosse coberta por um manto de gases, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida. Até onde se sabe, alguns gases que se misturam com o ar são os responsáveis pelo efeito.
O dióxido de carbono é o príncipal responsável pela presença do efeito estufa, contribuindo com o mais elevado percentual na formação do fenômeno. Além do dióxido de carbono, o vapor d'água, o metano, o ozôno, o óxido nitroso e os fréons, presentes na atmosfera, contribuem para o aumento da temperatura na superfície da Terra. Os gases responsáveis pelo efeito estufa são também conhecidos como gases estufa.



 A concentração de dióxido de carbono na atmosfera tende a crescer e, com isso, aumenta a retenção de calor pelo efeito estufa.
A tendência mais evidente que daí resulta é a elevação da temperatura na superfície terrestre, o que deverá resultar em mudanças climáticas.


Fonte: Livro de Ciências

Nenhum comentário:

Postar um comentário